Quem foram os vikings - História Resumida


Viking é a maneira habitual para denominar exploradores nórdicos (escandinavos), com caráter pejorativo, significando algo como “pirata” na língua moderna.

A era dos vikings foi entre o final do século VIII e XI, sendo o suficiente para que o povo nórdico invadisse boa parte da Europa e da América do Norte.



Eram mestres na arte da invasão rápida, utilizando navios muito velozes, cujo nome se entende como drakkar (dracar).

O alvo favorito dos vikings eram igrejas ou pequenas vilas, pois contavam com pouca defesa, e no caso das igrejas com muito ouro.

As impressões que temos dos vikings, como bruto e selvagem, veio dos padres sobreviventes aos ataques.Muitas vezes eram descritos como bestas sanguinárias por suas vítimas, pela forma como massacravam seus inimigos.

No tocante à sociedade viking, era muito bem estruturada em títulos que poderiam ser adquiridos mediante nomeação ou por conquista de terras.Possuíam um conjunto de leis muito bem desenvolvidas, sendo baseada em costumes da vila em que se vivia.

Este tipo de lei deu origem ao sistema de leis dos ingleses, onde vigoram leis desde o século XIII, todas baseadas em costumes.Quando falamos em nórdicos, devemos levar em conta sua vida religiosa, pois eles não faziam distinção entre o sagrado e o profano.

É possível encontrar símbolos religiosos em todos os lugares na sociedade viking, pois para eles os deuses estavam entre os homens e atuavam diretamente.

Seus navios possuíam cabeças de bestas com propósito místico: espantar os espíritos defensores das terras que iriam invadir.

Não possuíam, até onde se sabe, uma escrita eficiente, mesmo tendo sido utilizado três tipos de alfabetos diferentes, os chamados Futharks.

Em vez de fazer registros de terras por escrituras, utilizavam alguma runa associada ao dono das terras, o que está muito evidente nas escavações.

Os além vida nórdico era muito rico, sendo o destino da alma do morto determinado por diversos fatores.

Ainda hoje é possível encontrar populações isoladas que fazem o uso das runas vikings, mas são muito raras e esparsas.

Comentários

Postagens mais visitadas