Quem foi Frida Kahlo - História resumida


Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907, na casa dos pais, em uma pequena cidade chamada Coyoacán, no México.Foi a terceira de quatro filhas tidas pelo seus pais, GuillhermoKahlo e Matilde Gonzalez. Frida tinha maior afinidade com o pai, ficando mais próxima a ele na maior parte de sua vida.

Aos seis anos, Frida contraiu poliomielite, o que causou uma lesão em seu pé, de onde saiu seu apelido de “Frida perna de pau”. Por decorrência desta lesão, passou a usar saias longas e chamativas, sendo sua marca registrada.



Seu pai tinha como passatempo a pintura, mas Frida não se interessou pela carreira artística cedo. Com dezoito anos, sofreu um grave acidente, onde o bonde em que viajava colidiu com um trem.
Frida ficou muito tempo internada, entre a vida e a morte, tendo feito diversas cirurgias,tanto para tratar as feridas quanto para reconstruir seu corpo.

Durante seu período de recuperação, passava a maior parte do tempo pintando, usando um cavalete adaptado para que pudesse pintar deitada.

Em sua arte, procurava destacar a riqueza da cultura nacional, retratando o folclore e a arte popular mexicana. Usava um estilo de pintura conhecido por ser ingênuo.

Em 1938, sua obra foi classificada por André Breton como sendo surrealista, em uma exposição que ocorreu na galeria Julien Levy, em Nova Yorque.

Faz mais uma exposição de arte, em 1939, na galeria Renón et Colle, em Paris. Sempre muito bem recebida pela crítica, que apreciava seu estilo.

A partir de 1943, focou sua atenção em lecionar na escola La Esmeralda, no distrito federal do México.Frida Kahlo foi encontrada morta em 1954. Em seu atestado de óbito, foi registrado embolia pulmonar.

Até hoje não se sabe exatamente o que causou a embolia, tendo a possibilidade de ter sido uma pneumonia ou por ocorrência de overdose, em vista da quantidade de remédios que tomava.

Comentários

Postagens mais visitadas