O que é Socialismo?






Com a discussão de ideologias políticas levantadas durante as eleições presidenciais de 2018, falou-se muito sobre o socialismo, mas o que é o socialismo? Socialismo é um sistema econômico e político baseado na igualdade.

O socialismo surgiu no fim do séc XVIII, entre a Primeira revolução Industrial, como crítica pela parte trabalhadora ao sistema capitalista que era usado pelas indústrias. O socialismo apresenta a distribuição igualitária de rendas, o estado passaria a ter controle de todas as formas de produção, todos fariam parte da classe trabalhadora e passariam a ter as mesmas oportunidades.

A primeira forma de socialismo apresentada, é conhecido como socialismo utópico, apresentado pelos pensadores, Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858).


O socialismo utópico não enxergava a indústria como um inimigo, mas como um objeto para atingir a igualdade social, com o apoio das indústrias em apoiar o desenvolvimento da classe operária investindo em estudos e melhorias salariais para melhorar o desenvolvimento econômico da indústria.


Outro modelo famoso de Socialismo é o científico implementado por Karl Marx, no modelo de Marx, acreditava que o socialismo era só um objeto para alcançar a sociedade comunista onde o poder seria a classe trabalhadora, não existiria divisão de classes e nem estado.

O socialismo no séc XX e hoje


O primeiro país a implantar o socialismo foi a União Soviética no século XX, chamado de socialismo Real, as ideias foram adaptadas ao mundo atual, uma das práticas utilizadas foram o poder total do estado sob as indústrias e instituições como escolas, hospitais e transportes.

Os países que são adeptos ao socialismo


Coreia do Norte
China
Cuba
Laos
Vietnã.

Características do socialismo atual



As indústrias são estatais, o governo possui poder sob as instituições de hospitais, escolas e transportes, não há distribuição de renda igualitária, mas o acesso às mesmas oportunidades. Só existe um único partido no poder.



Comentários

Postagens mais visitadas